workshop

workshop

patrimônio recente, documentação, patrimônio imaterial
reflexões a partir do cine brasília
3, 4 e 6 de junho de 2011

FAU-UnB

Proposto como atividade de extensão que antecedeu à abertura do 9º Seminário DOCOMOMO Brasil – Interdisciplinaridade e Experiências em Documentação e Preservação do Patrimônio Recente, o Workshop ofereceu aos participantes, professores, estudantes de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo, funcionários públicos do Ministério Público do Distrito Federal, DIGEPHAC – Diretoria de Gestão do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural, do Governo do Distrito Federal, Ministério do Turismo e arquitetos profissionais liberais, a oportunidade de discutir a questão das relações entre a documentação e a preservação do patrimônio imaterial e do patrimônio recente a partir de um estudo de caso: o Cine Brasília.

Organizado pelo Núcleo DOCOMOMO Brasília, pelo Laboratório de Estudos da Urbe – LabUrbe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU/UnB e pela disciplina Técnicas Retrospectivas – PROAU8, o Workshop teve lugar na Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU/UnB, nos dias 3, 4 e 6 de junho.

O evento foi estruturado em quatro momentos. O primeiro deles, um ciclo de conferências seguidas de debates, contou com a participação do arquiteto e urbanista Danilo Matoso, da antropóloga Letícia Vianna e do professor Theodore Prudon. Presidente do DOCOMOMO Brasília, Danilo Matoso discorreu sobre o tema “Documentação e Patrimônio Recente”. A também consultora do DPI do IPHAN, Letícia Vianna, por sua vez, abordou o tema do “Patrimônio Imaterial”. E, fechando magistralmente o ciclo de conferências, “Perfomances, Pictures and Preservation”, do professor da Columbia University, Theodore Prudon, tratou da questão da preservação do patrimônio edificado recente. Concebido por alunos da disciplina Técnicas Retrospectivas da FAU/UnB, o segundo momento consistiu em um ciclo de apresentações das dimensões imaterial, material e documental do objeto de estudo. Um terceiro momento constituiu-se de visitas guiadas ao Cine Brasília e ao Cine Memória. Finalmente, um quarto e último momento, a partir dos subsídios gerados pelas conferências, apresentações, debates e visitas guiadas, deu lugar às discussões finais que levaram à sugestão e redação de possíveis princípios gerais de intervenções no Cine Brasília.

local

Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, FAU-UnB.
Instituto Central de Ciências – ICC, Ala Norte
Brasília

programação

3/6 – sexta

14h30-15h – Abertura

15h-15h45 – Documentação e patrimônio recente
Conferência por Danilo Matoso Macedo [Docomomo Brasília]

15h45-16h – Intervalo

16h-16h45 – Patrimônio imaterial
Conferência por Letícia Vianna [Consultora DPI IPHAN e pesquisadora do Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Performance – Transe – SOL/UnB]

16h45-17h30 – Preservação do patrimônio recente
Conferência por Theodore Prudon [Docomomo US]

17h30-18h30 – Debate

4/6 – sábado

8h30-9h – Síntese das Conferências

9h-9h45 – O Cine Brasília
Apresentação dos alunos de PROAU8 contemplando o histórico do edifício, as suas relações com o entorno, ontem e hoje, a sua contextualização na obra de Oscar Niemeyer, levantamentos fotográficos, plantas, cortes, fachadas, diagnóstico da situação atual – principais patologias, acessibilidade, mobilidade, conforto térmico, etc.), leis de uso e ocupação do solo

9h45-10h – Intervalo

10h-10h45 – Festival de Cinema de Brasília
Apresentação dos alunos de PROAU8 contemplando a institucionalização do Registro, em seus níveis federal e do GDF, histórico do Festival com levantamento fotográfico, processo específico do Registro, etc.

10h45-11h30 – Documentação
Apresentação dos alunos de PROAU8

11h30-12h30 – Debate

6/6 – segunda

8h30-10h – Visita guiada ao Cine Brasília

10h-12h30 – Visita Guiada Documentação

14h30-17h30 – Trabalhos em Grupo
Discussões do Patrimônio Recente, Patrimônio Imaterial e Documentação à luz do caso do Cine Brasília

17h30-17h45 – Intervalo

17h45-18h30 – Síntese geral das questões e princípios discutidos. Redação de documento final

carta de intenções

Como síntese final do workshop, foi elaborada pelos participantes uma Carta de Intenções contendo diretrizes consideradas fundamentais à preservação do Patrimônio Edificado do Cine Brasília e do Patrimônio Imaterial representado por seu Festival do Cinema Brasileiro.

Carta de Intenções para Intervenção no Cine Brasília:

Reunidos na Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, no dia 6 de junho de 2011, os participantes do Workshop DOCOMOMO 2011: patrimônio recente, documentação, patrimônio imaterial, tornam público o documento final desse evento: A Carta de Intenções para Intervenção no Cine Brasília.

· Considerando o valor do Cine Brasília no contexto histórico e cultural da concepção, realização e vivência da unidade de vizinhança, unidade urbanística básica do Plano Piloto de Lucio Costa;

· Considerando a significância do edifício na qualidade de objeto arquitetônico, ponto focal, marco urbano da escala residencial;

· Considerando a inserção do edifício na obra do autor, Oscar Niemeyer, como parte do momento de inflexão, rumo a uma síntese formal;

· Reconhecendo o tombamento do bem como patrimônio local, pelo Governo do Distrito Federal – GDF;

· Reconhecendo a condição do Cine Brasília como lugar do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro;

· Reconhecendo o registro do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro como patrimônio imaterial, pelo GDF;

· Conscientes do processo de degradação física e social do edifício ao longo do tempo levando ao estado de subutilização atual;

· Conscientes da atual crise dos ditos cinemas de bairro, transformados em espaços de culto religioso, entre outros;

· Conscientes da inadequação do espaço físico do cinema em relação às demandas atuais do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;

· Conscientes da situação de dispersão e não sistematização da memória documental do Cine Brasília e do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;

· Alicerçados nos levantamentos históricos, cadastrais, físicos e documentais do Cine Brasília, realizados tanto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN quanto pelos docentes da disciplina Técnicas Retrospectivas – PROAU8, turma 2011-1, da Faculdade de Arquitetura a Urbanismo – FAU da Universidade de Brasília – UnB;

· Baseados nos levantamentos documentais e históricos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;

· Informados acerca dos estudos para o reconhecimento, registro e salvaguarda do Cine Brasília como patrimônio imaterial na categoria “lugar significativo e representativo da identidade de grupos e segmentos sociais que compõem a diversidade cultural brasileira”;

· Informados das pesquisas etnográficas acerca da unidade de vizinhança onde se encontra o Cine Brasília;

Propomos como diretrizes gerais de intervenção:

· Manter a função de cinema e de lugar de realização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;

· Integrar o Cine Brasília com o transporte público – pontos de ônibus e estação do metrô;

· Integrar o Cinema com o lote B, a oeste do edifício;

· Criar espaço capaz de assegurar a preservação da memória do Cine Brasília e do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;

· Intervir sempre tendo por base os documentos existentes relativos ao projeto original de Oscar Niemeyer e à intervenção do arquiteto Milton Ramos, de 1973;

· Assegurar a adaptação às novas demandas de acessibilidade, segurança, tecnologias (acústica, luminotécnica, projeção, condicionamento de ar);

· Garantir a manutenção da integridade física com respeito às características formais internas e externas;

· Preservar o painel de autoria de Athos Bulcão;

· Criar e garantir procedimentos de manutenção permanentes;

· Desenvolver mecanismos de gestão pública alicerçada em parcerias com a iniciativa privada, tirando proveito de leis de incentivo à cultura.

Assinam:

1. Theodore Prudon

2. Letícia Vianna

3. Danilo Matoso

4. Ana Elisabete Medeiros

5. Oscar Ferreira

6. Bruno Capanema

7. Juliane Albuquerque Abe Sabbag

8. Beatriz Coroa do Couto

9. Cristina Monteiro Pastore

10. Loyane Nunes Martins Carvalho

11. Larissa Ferraz Januzzi

12. Raquel Almeida Campos

13. Rafaela Gravia Pimenta

14. Tamara Cortez Grippe

15.Maíra Baratto Xavier Viana

16. Pedro Ernesto Chaves Barbosa

17. Júnia Pinheiro de Lacerda

18. Débora de Boni Lima

19. Gabriela Fonseca de Aguilar

20. Priscilla Ribeiro Guimarães

21.Marianna Gomes Pimentel Cardoso

22. Aurélio Rodrigues de Loiola Júnior

23.Mariana Ataíde Reis de Oliveira

24.Mariana Brito Portela

25. Helena Vinueza Hofmann

26. Jayme Wesley de Lima

27. Gizella Melo Gomes

28. Giselle Moll Mascarenhas

29. Nathália de Mello Farias

30.Míriam Theodoro Bastos

31. Júlia Sant’Anna Zabot

Carta de Intenções do Cine Brasília : PDF completo

organização

Ana Elisabete Medeiros [FAU-UnB]
Bruno Capanema [FAU-UnB]
Oscar Ferreira [FAU-UnB]

Laboratório de Estudos da Urbe – LabUrbe
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU – UnB

Núcleo Docomomo Brasília

apoio

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


Uma resposta

  1. Muito importante este encontro para elaborarmos um recorte de cada situaçao do nosso PAÍS- CADA CIDADE APRESENTA UM POTENCIAL E INÚMERAS POSSIBILIDADES DE PRESERVAÇAO DO NOSSO PATRIMONIO MATERIAL E IMATERIAL, GOSTARIA IMENSAMENTE DE DISCUTIR POSSIBILIDADES INOVADORAS, NO CASO DA NOSSA CIDADE CUIABÁ- MT MUITAS NOVAS CONEXOES DEVEM SER DESENHADAS- E COLOCADAS EM PRÁTICA, POIS CORREMOS O RISCO DE PERDER PÉROLAS DO SÉCULO XVIII, QUE SAO O CORAÇAO E TAMBÉM O CÉREBRO DA NOSSA MEMÓRIA! UM BELO EXEMPLO DE RESISTENCIA DO NOSSO QUERIDO CENTRO HISTÓRICO DE CUIABÁ- TERRA DE DOM AQUINO CORREA, RONDON E TANTOS OUTROS QUE POR AQUI DEIXARAM A SUA CONTRIBUIÇAO HISTÓRICA COM O FUTURO.

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