XI seminário docomomo brasil : chamada de trabalhos

chamada XI docomomo brasil

XI SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL

TEMA : O Campo ampliado do movimento moderno

Recife, 17 a 22 de abril de 2016.

Acompanhe atualizações e resultados no site do docomomo brasil.

CHAMADA DE TRABALHOS

O DOCOMOMO Brasil convida pesquisadores, profissionais e estudiosos envolvidos com o reconhecimento, preservação e valorização das criações do Movimento Moderno para participar do XI Seminário DOCOMOMO Brasil. Esta edição do seminário procura desdobrar o seu foco de interesses, alcance e público por meio de uma perspectiva ampliada. Trata-se de debater as múltiplas dimensões dos movimentos artísticos, estéticos e culturais que contribuíram no processo de modernização do Brasil e da sua sociedade.

O tema do XI Seminário DOCOMOMO Brasil sugere a expansão do interesse de outros campos disciplinares pelo Movimento Moderno para além da arquitetura e do urbanismo, de modo a ampliar a compreensão atual que se tem desta tradição e deste passado recente. Ao incentivar o estudo das manifestações modernas em vários campos culturais, de forma autônoma bem como através de interfaces com o campo consolidado da arquitetura e do urbanismo no contexto do DOCOMOMO Brasil, o seminário visa reunir práticas e promover debates inter, multi e transdisciplinares, envolvendo um público tão heterogêneo quanto amplo.

Os organizadores do XI Seminário estimulam a submissão de trabalhos provenientes dos mais diversos campos de conhecimento dedicados à reflexão acerca das manifestações do Movimento Moderno, tais como arquitetura, engenharia, história, paisagismo e urbanismo, plenamente consolidado nos seminários DOCOMOMO Brasil, bem como das artes plásticas e visuais, teatro, cinema, comunicação, design, fotografia, literatura, moda, museologia e música.

ENVIO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Resumo Expandido

O Comitê Científico do XI Seminário DOCOMOMO Brasil fará a seleção de trabalhos para comunicação oral e painel. A seleção será feita em uma etapa, por meio de um resumo expandido, com no máximo 800 palavras, que deverá ser enviado até o dia 30 de janeiro de 2016. A avaliação definirá a categoria de apresentação (se comunicação oral ou painel). Os autores selecionados para comunicação oral deverão enviar uma versão completa do trabalho, contendo entre 4000 e 6000 palavras até o dia 30 de março de 2016, de acordo com o template a ser disponibilizado.

O arquivo do resumo expandido (em formato .PDF) deve conter:

  • Título do trabalho: fonte Arial 12, negrito, centralizado;
  • Nome(s) do(s) autor(es): fonte Arial 11, normal, centralizado;
  • Formação e filiação (até 200 palavras): fonte Arial 10, normal, centralizado;
  • Resumo (até 800 palavras): fonte Arial 10, normal, espaçamento simples;
  • Figuras (até de 3 imagens): não exceder 2Mb no total; Palavras chave: máximo de três palavras.

O DOCOMOMO BRASIL

O DOCOMOMO é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda, com representação em mais de quarenta países e reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. Está sediado atualmente no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que sediará o próximo Seminário DOCOMOMO International 2016. Os seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins.

Em 1992 foi criado o DOCOMOMO Brasil, segundo os princípios do DOCOMOMO International. Atualmente, a Comissão Executiva do DOCOMOMO Brasil está sediada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e também conta com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/PE), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Os Seminários DOCOMOMO Brasil, realizados a cada dois anos desde 1995, são um espaço reconhecido nacional e internacionalmente pela sua contribuição para o debate do Movimento Moderno. A atuação do DOCOMOMO Brasil vem se estendendo pelo país através dos núcleos regionais, que realizam ações e eventos de caráter local.

PÚBLICO

O Seminário DOCOMOMO Brasil firmou-se como uma referência na área de Arquitetura e Urbanismo, cujos pesquisadores constituem o seu principal público. Nesta edição, além do público consolidado nas edições anteriores, pretende-se agregar a este grupo profissionais e pesquisadores de áreas afins, como: Artes plásticas e visuais, Cinema, Comunicação, Design, Fotografia, História, Literatura, Moda, Museologia e Música.

CRONOGRAMA

Data limite para envio de resumos expandidos: 30 de janeiro/2016

Informe da seleção final dos trabalhos: 01 de março/2016

Data limite para envio dos trabalhos completos: 30 de março/2016

COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Luiz Amorim (Doutor, UFPE), coordenação geral
  • Ana Carolina Holanda Cantalice (Doutoranda MDU/UFPE)
  • Amanda Casé Monteiro (Mestre, UNIFAVIP)
  • Aristóteles Cantalice II (Doutor, UNICAP)
  • Carolina Brasileiro (Mestre, Uninassau)
  • Cristiano Nascimento (Doutor, FUNDAJ)
  • Diego Beja Inglez de Souza (Doutor, UNICAP)
  • Fátima Campello (Doutor, UFAL)
  • Fernando Diniz Moreira (Doutor, UFPE)
  • Julia Pereira (Mestre, IPHAN)
  • Laura Alecrim (Mestre, IPHAN)
  • Livia Nóbrega (Mestre, UFPE)
  • Maria Luíza de Freitas (Doutor, UFPE)
  • Moacir dos Anjos (Doutor, FUNDAJ)
  • Paula Maciel (Doutor, UNICAP)

CONTATOS

Comissão Organizadora
docomomo2016organizacao@gmail.com

Comitê Científico
docomomo2016cientifico@gmail.com

Envio de trabalhos
docomomo2016trabalhos@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: