Do risco à cidade : as plantas urbanísticas de Brasília, 1957-1964

DoRiscoaCidade

Dissertação de Mestrado

Do risco à cidade : as plantas urbanísticas de Brasília, 1957-1964

Francisco Leitão
FAU-UnB, 2003

Faça download da dissertação em PDF aqui.

[De modo a evitar conflitos com seu browser, clique sobre o link com o botão da direita de seu mouse e salve o arquivo em seu computador para em seguida abri-lo.]


Resumo

Esta dissertação teve por objetivo examinar as transformações implementadas no Plano Piloto de Brasília – PPB, da autoria de Lúcio Costa, durante o processo de transposição para o sítio físico, assim como suas implicações para o conjunto urbano. De igual modo, são delineadas algumas hipóteses de interpretação das motivações e das ações coletivas e individuais que foram preponderantes nas alterações do Plano. O principal instrumental empregado foi um inventário realizado das plantas urbanísticas do PPB relativas ao período de 1957 a 1964.
Na Introdução, são apresentadas questões inerentes à implantação da cidade que são tratadas de forma controversa na bibliografia estudada. O capítulo As plantas urbanísticas faz um diagnóstico das condições de conservação, armazenamento e gerenciamento dessa documentação. No seguinte, No tempo, procurou-se apresentar um enfoque cronológico das principais alterações, estabelecendo-se correlações entre a produção projetual e as vicissitudes do contexto sócio-político brasileiro, principalmente em relação às questões subjacentes ao processo de mudança da capital. O capítulo No território organiza as informações em zonas territoriais e enfoca as diferentes configurações espaciais especuladas para cada uma delas, implantadas ou não, conforme prefiguradas nas plantas inventariadas.
Finalmente, na Conclusão, é sugerida uma periodização das principais alterações ocorridas na cidade e apresentada uma categorização dos motivos e contingências para tal. São, também, sugeridas diretrizes de gerenciamento dos acervos documentais de plantas urbanísticas de Brasília.


Ficha técnica:

Título: Do risco à cidade : as plantas urbanísticas de Brasília, 1957-1964
Autor: Francisco das Chagas Leitão
Orientadora: Sylvia Ficher
Banca:
Sylvia Ficher (THAU-FAU-UnB)
Maria Elaine Kohlsdorf (PRO-FAU-UnB)
Vania Maria Losada (HIS-UFES)
Instituição: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília – UnB.
Área de concentração: Teoria e História.
Ano de defesa: 2003


Como citar:

LEITÃO, Francisco das Chagas. Do risco à cidade : as plantas urbanísticas de Brasília, 1957-1964. Brasília : Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2003. 246p. Disponível em: < https://docomomobsb.org/2015/03/07/do-risco-a-cidade-as-plantas-urbanisticas-de-brasilia-1957-1964 >. Acesso em: [data].

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: