Brasília 1960-2010 : passado, presente e futuro

Livro

Brasília 1960-2010: passado, presente e futuro

Organização:
Francisco Leitão
SEDUMA/Terracap

Lançamento:
29.04.2010, quinta-feira – 10h
Museu Nacional da República
[dentro da programação do “Seminário Internacional Brasília Metropolitana 2050: Preservação e Desenvolvimento”]

LEITÃO, Francisco (org.). Brasília 1960 2010 : passado, presente e futuro. Brasília : Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, 2009. 272p. 27,7 x26cm.

ISBN 978-85-61054-01-4.

Faça download do livro em PDF aqui.

[De modo a evitar conflitos com seu browser, clique sobre o link com o botão da direita de seu mouse e salve o arquivo em seu computador para em seguida abri-lo.]


Brasília 1960 2010
passado, presente e futuro

No intuito de familiarizar o leitor com os conceitos que nortearam o risco preliminar da cidade, as tentativas de orientação e controle de sua expansão urbana e as ações voltadas para a proteção de seu conjunto urbanístico, a presente obra inicia-se com a republicação de alguns – entre os inúmeros – textos essenciais para abordar tantas questões significativas. Reproduzidos em seu inteiro teor, estes são o Edital do Concurso de Projetos para a Nova Capital do Brasil, acrescentado das informações complementares fornecidas pela Novacap; o Relatório do Plano Piloto de Brasília e o documento Brasília Revisitada, ambos de Lucio Costa. Por se tratar de um texto muito extenso, do texto “Brasília: 1957-1985, do Plano Piloto ao Plano Piloto”, de Maria Elisa Costa e Adeildo Viegas de Lima, são reproduzidos excertos que abordam de forma mais sistemática o desenvolvimento da cidade. Complementa tal abertura a Portaria Iphan n. 314, de 8 de outubro de 1992.

A seguir, na segunda parte do livro, temos cinco artigos sobre as escalas urbanísticas do Plano Piloto de Brasília, apresentados com o objetivo de garantir um melhor entendimento da concepção de Lucio Costa e das questões envolvidas em seu desenvolvimento e preservação, material este em parte elaborado no âmbito da extinta Diretoria de Preservação (Dipre). São eles: “O princípio das escalas no plano urbanístico de Brasília: sentido e valor além de proporção”, de Lídia Adjuto Botelho; “Escala monumental”, de Mara S. Marquez e Antonio de Oliveira Mello Júnior; “Escala residencial: superquadra, pensamento e prática urbanística”, de Marília Machado; “Escala gregária”, de Maurício Goulart e Francisco Leitão; e “Escala bucólica: os três mosqueteiros são quatro”, de Cristiane Gusmão.

Concluindo, para abordar o tema da preservação, na terceira parte da publicação são apresentados seis artigos que tratam  da gestão e do futuro da área tombada da cidade, a saber: “Vazios urbanos em Brasília”, de Anamaria de Aragão Costa Martins; “Brasília e os desafios de uma nova realidade urbana”, de Tatiana Celliert Ogliari; “Transporte, circulação e mobilidade: uma reflexão”, de Dalve A. Soria Alves, Érika C. Kneib e Elaine F. A. Santos; “Preservação de Brasília: alguma coisa está fora da ordem”, de Carlos Madson Reis; “Realidades e potencialidades das paisagens de Brasília”, de Jane Monte Jucá; e “Os blocos residenciais de Brasília”, de Sylvia Ficher, Francisco Leitão, Geraldo N. Batista e Dionísio França.

Realização:

Governo do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
Terracap

Apoio:

Núcleo Docomomo Brasília

2 Respostas

  1. […] Para fazer download do livro em PDF Brasília 1960-2010 : passado, presente e futuro <https://docomomobsb.org/2010/04/28/brasilia-1960-2010-passado-presente-e-futuro/&gt; […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: