Panteão abandonado

Danilo Matoso . 09/12/2008 .

Tapumes caídos há mais de um mês. Foto: Danilo Matoso . 09.12.2008 .

Praticamente todos os edifícios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, foram tombados provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 6 de dezembro de 2007. No Panteão da Pátria e da Liberdade, projetado por Oscar Niemeyer em 1985, o aniversário foi marcado pelo abandono.

Em março de 2006, quando da visita da estadista Michelle Bachelet à cidade, uma das placas de mármore da fachada do Panteão veio ao solo ao ressoar no edifício a salva de tiros de canhão feita em homenagem à líder chilena. Como medida de proteção à população circulante, a área foi isolada com tapumes pelo Governo do Distrito Federal ainda naquele ano. Foi também acrescentada uma marquise de madeira junto à entrada, de modo a supostamente oferecer proteção aos visitantes, frente a possíveis novas quedas. Na verdade, o descolamento do material deveu-se a infiltrações decorrentes de falhas na impermeabilização da cobertura. O problema agravou-se, e a presença de água dentro do monumento levou ao seu fechamento no verão de 2007. Um ano e meio após o acidente, a recuperação do monumento foi iniciada e as obras de impermeabilização foram realizadas. Há mais de dois meses, entretanto, não há nenhuma equipe de obras do local.

Danilo Matoso . 14.11.2008

Marquise na entrada do Panteão e tapume logo após a queda. Foto: Danilo Matoso . 14.11.2008

O risco de queda das pedras da fachada,  aparentemente, não está afastado, pois os tapumes e a marquise provisória seguem instalados – agora em condições precárias. Com a vinda das chuvas em novembro de 2008, as placas de sinalização e os tapumes também vieram ao chão, e lá permanecem em estado de verdadeira ruína há mais de um mês. O mato cresceu em torno ao edifício e o cenário de abandono agravou-se.

O Supremo Tribunal Federal, temendo pela segurança dos visitantes e funcionários que estacionam ao lado do Panteão, instalou postes convencionais de iluminação noturna em toda a via local, descaracterizando ainda mais as imediações da Praça dos Três Poderes – e esse é outro debate que deve ser aprofundado.

Danilo Matoso . 14.11/2008

Um dos postes instalados pelo STF junto à via local. Foto: Danilo Matoso . 14.11.2008

Em pleno centro das decisões políticas do país, o retrato do descuido e do desmando pintam um triste cenário. Urgem ações enérgicas do Governo do Distrito Federal, e ascendência do IPHAN sobre a administração dos edifícios federais, no sentido de recuperar e manter o caráter natural e cuidado correspondente às Escalas Bucólica e Monumental daquele lugar.

Danilo Matoso . 16.12.2008

Foto: Danilo Matoso . 11.12.2008

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: