8° Seminário Docomomo Brasil

8º seminário docomomo brasil

8° seminário docomomo brasil

Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes.

Rio de Janeiro, 1, 2, 3 e 4 de setembro de 2009
Palácio Gustavo Capanema (Prédio do MEC)

Apresentação

A realização do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009 na cidade do Rio de Janeiro constitui uma oportunidade ímpar para a comemoração dos 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte (de setembro 1959), promovido por Juscelino Kubitschek e organizado por Mário Pedrosa no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O congresso, que transcorreu em torno do tema “Cidade Nova, a Síntese das Artes”, contou com a presença de grandes expoentes da crítica de arte, da arquitetura e do urbanismo como Giulio Carlo Argan, Bruno Zevi, Richard Neutra, Eero Saarinen, Jean Prouvé, André Bloc, Charlotte Perriand, Alberto Sartoris, André Chastel, Hans Jaffé, Frederick J. Kiesler,  Tomás Maldonado, Romero Brest, Stamos Papadaki, entre muitos outros.

As questões da cidade nova e da síntese das artes encontram-se no núcleo constitutivo do movimento moderno e permanecem até hoje pertinentes. A interdisciplinaridade e colaboração entre os profissionais das três áreas, (arte, arquitetura e cidade) tema do seminário de 2009, vêm suscitando importantes debates sobre os paradoxos do urbanismo moderno. Ressalte-se que, nos últimos anos, migrações e transversalidades entre arte, arquitetura e cidade têm sido os temas de grandes exposições no Brasil e no exterior: “Arte e Cidade” (São Paulo -1994, 1995, 1998 e 2002) “Iconografias Metropolitanas” (25ª BISP); “Como Viver Junto” (27ª BISP), Documenta de Kassel X e XI, Bienal de Arquitetura e Bienal de Arte de Veneza, entre outras.

Em 2009, também serão comemorados o centenário do pintor e paisagista Burle-Marx, e os 50 anos do Manifesto e da I Exposição de Arte Neoconcreta, no MAM-Rio. Esta exposição é considerada a ruptura do projeto construtivo brasileiro na arte, assim como Brasília pode ser considerada o vértice deste projeto, que teve início nos primeiros anos da década de 1950.

A realização do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009, na cidade do Rio de Janeiro, precursora na edificação da arquitetura moderna no Brasil e em todo o continente americano, apresenta-se como uma ocasião única para a reflexão sobre temas fundamentais como foram os daquele Congresso Internacional Extraordinário: novas capitais e novas cidades; arquitetura monumental; técnica e expressividade; colocação de monumentos públicos; tradição e materiais antigos na arquitetura moderna; crítica de arte e arquitetura; artes plásticas e a síntese das artes; as artes industriais e o design; arte e educação e, finalmente, a situação das artes na cidade.

A proposta ora encaminhada pelo Docomomo Rio pretende recuperar os debates e as discussões realizadas naquele evento, focalizando alguns de seus temas, que poderão permitir a reflexão contemporânea, respondendo às preocupações recorrentes das ações do Docomomo Brasil.

Calendário

  • 02 de Março de 2009 – Envio de Resumos
  • 02 de Abril de 2009 – Informe do Aceite dos Resumos e Início das inscrições
  • 25 de maio de 2009 – Envio do Texto Completo e inscrição dos participantes

·         01 de setembro de 2009 – Abertura do Evento

  • 05 de setembro de 2009 – Momotur (Evento complementar)

Local do evento

Palácio Gustavo Capanema (Prédio do MEC)

Rua da Imprensa nr. 16. Centro, Rio de Janeiro

Brevemente estaremos informando a página do evento com detalhes sobre as sessões temáticas, submissão dos trabalhos, formas e taxas de inscrição.

Organização

FAU/UFRJ (PROURB e PROARQ), EUA/UFF (Pós Arq. Urb.) e DPH/Fiocruz

Klam Multimídia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: